Autoatendimento
Faça sua busca no site
Fale conosco
Acordo para Empréstimos e Financiamento Habitacional
Ouvidoria
Quem somos
Somos um canal de comunicação entre a FUNCEF e os públicos de interesse. Tratamos denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios. As manifestações são recebidas, analisadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção e confidencialidade. A partir da sua manifestação, atuamos na recomendação de melhorias dos processos internos promovendo a qualidade dos serviços prestados e construindo laços de confiança e colaboração mútua.
Quando procurar
Nossa Ouvidoria está à disposição para receber todas as manifestações. Contudo, por meio da Central de Relacionamento é possível fazer reclamações, sugestões, solicitações e elogios. Caso não tenha retorno da Central ou a resposta recebida não seja satisfatória, entre em contato conosco.
Agora, se a sua manifestação for uma denúncia, entre em contato diretamente com a Ouvidoria.
O que a Ouvidoria não trata
Não prestamos informações sobre andamento de processos judiciais
Não tratamos demandas que contenham palavras de baixo calão ou tom ofensivo
Não tratamos solicitações de esclarecimentos, orientações ou pedidos que ainda não tenham sido direcionados à Central de Relacionamento
Não modificamos normas internas nem temos poder de decisão
Nosso objetivo
Tratar com ética, isenção e de forma efetiva a sua manifestação, à luz dos regulamentos e normas internas e dos seus direitos constitucionais e legais.
Como contatar a Ouvidoria
Presencial: SCN – Q. 02 – Bl A – Térreo (Espaço FUNCEF) Ed. Corporate Financial Center – Brasília – DF
Carta: A/C: Ouvidoria - SCN – Q. 02 – Bl A – 11º, 12º e 13º andares, Ed. Corporate Financial Center – CEP: 70712-900 – Brasília - DF
Telefone: 0800 706 9000 - opção zero – de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Terceiro maior fundo de pensão do país, com mais de R$ 100 bilhões em ativos e 140 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são empregados da CAIXA. Tem entre seus valores a transparência, ética, gestão participativa, equidade, profissionalismo, comprometimento e sustentabilidade.
O foco de sua atuação está em garantir a seus participantes e assistidos o pagamento de seus benefícios. Para isto, investe de maneira criteriosa seus recursos, em áreas diversas que se dividem em: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, imóveis e operações com participantes. Esses investimentos garantem o pagamento dos benefícios de seus participantes e ocorrem sempre de acordo com a sua Política de Investimentos.
Criada em 1977, a FUNCEF tem a CAIXA como única patrocinadora. A Fundação é regida pela legislação específica do setor, por seu Estatuto, pelos regulamentos dos Planos de Benefícios e por atos de gestão.
A FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão do país a aderir ao Código Stewardship. O código reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais – os stewards, no jargão de mercado –, responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem tradução em português, Stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores.
CONSELHO DELIBERATIVO
Órgão máximo de deliberação da FUNCEF, é responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros efetivos e seis suplentes, é paritária entre representantes dos participantes, inclusive assistidos, e da Patrocinadora. Tem como função principal deliberar sobre o Plano de Custeio da Fundação, sobre as alterações no Estatuto nos planos de benefícios e também avalia os balancetes trimestrais, o balanço anual e a prestação de contas da empresa, analisando e aprovando seus conteúdos e pareceres.
CONSELHO FISCAL
Órgão de controle interno da FUNCEF, tem entre suas principais competências a emissão de parecer sobre o relatório anual de atividades da Fundação e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar atos e operações praticadas pelos órgãos administrativos, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, além de fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor. É composto por quatro membros efetivos, sendo dois indicados pela Patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto, além de respectivos suplentes.
DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão de administração, cabendo-lhe gerir recursos, planos e programas em estrita observância ao Estatuto, o regimento interno e seus regulamentos, e diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo. Tem como missão executar os atos provenientes do CD e de seu Regimento Interno; autorizar serviços e decidir sobre bens; aprovar balancetes, prestar contas; decidir planos e critérios necessários à administração; deliberar acordos que envolvam responsabilidade econômico-financeira e aprovar convênios destinados aos associados. A Diretoria Executiva é paritária, com dois diretores indicados pela patrocinadora e dois eleitos pelo voto direto.
Gerir planos de benefícios de forma sustentável, eficiente e justa, contribuindo para a qualidade de vida dos participantes e assistidos.
Ser reconhecida pela excelência na administração de planos de benefícios e na satisfação das expectativas dos participantes e assistidos.
COMPROMETIMENTO
Desenvolvemos nosso trabalho com compromisso e lealdade.
EQUIDADE
Respeitamos as diferenças entre indivíduos e a diversidade.
GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalhamos pautados pela gestão compartilhada e participativa.
INOVAÇÃO
Incentivamos a exploração de novas ideias, novos processos e novas tecnologias.
INTEGRIDADE
Agimos sempre pautados pela ética.
PROFISSIONALISMO
Somos comprometidos com os objetivos da Fundação e a integração entre as equipes.
SUSTENTABILIDADE
Observamos e respeitamos questões ambientais, sociais e de governança.
TRANSPARÊNCIA
Trabalhamos com transparência em todas nossas atividades.
Diretoria Executiva
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Diretor-Presidente (empossado em 29/3/2023)
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/AESPI), com especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
Empregado CAIXA há mais de 33 anos, onde exerceu diversos cargos, entre eles os de supervisor regional, gerente de Relacionamento PJ e gerente-executivo na matriz.
Possui, também, sólida experiência na gestão pública, tendo atuado como secretário de Administração e Previdência do Piauí, diretor-presidente da Fundação Piauí Previdência por mais de quatro anos, diretor-presidente da Empresa de Gestão de Ativos do Estado do Piauí e presidente dos Conselhos de Administração da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) e Agência de Fomento do Estado do Piauí (Piauí-Fomento). Na esfera federal, foi assessor federativo e parlamentar na Secretaria Geral da Presidência da República.
Após colaborar para o desenvolvimento federal e estadual, Ricardo Pontes chega à FUNCEF para implementar um plano de gestão com foco no participante, gestão sustentável dos planos de benefícios, fortalecimento da excelência nas áreas de investimentos e de governança e compliance.
Diretora de Investimentos e Participações (empossada em 3/4/2023)
Advogada e mestre em Administração - Gestão de Pessoas pela Mackenzie. É empregada CAIXA com longa experiência no mercado financeiro, tendo ocupado o cargo de diretora-executiva de Gestão de Ativos de Terceiros do banco.
Certificada pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC), possui ampla experiência em Governança Corporativa e Compliance. Já atuou na área de Riscos, como conselheira administrativa e fiscal em diversas empresas privadas e diretora da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Possui Certificação de Gestores Anbima (CGA), que habilita profissionais a serem gestores de fundos de investimento em instituições financeiras, e Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados. Habilitada pela Previc para atuar como Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) da FUNCEF.
Diretor de Benefícios (empossado em 2/6/2022)
Empregado da CAIXA desde 1989, é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Direito Previdenciário.
Possui certificação ANBIMA CPA-20, que habilita profissionais a atuarem em instituições financeiras em geral, e certificação para Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Atuou na criação do estatuto FUNCEF em 2007. Foi diretor representante dos empregados da SASSE Seguros CAIXA e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da CAIXA (CEE).
Foi secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Londrina (PR) e diretor no Sindicato dos Bancários de Brasília. Na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), foi membro do Conselho Fiscal, diretor de Administração e Finanças, vice-presidente e presidente.Também foi membro do Conselho das Cidades e presidente do Conselho de Administração da Wiz.
Atualmente, ocupa a vice-presidência da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar).
Diretor de Administração e Controladoria (empossado em 2/6/2022)
Graduado em Administração, com extensão em Consultoria Empresarial e pós-graduação em Estratégia de Marketing e em Gestão de Previdência Complementar.
Empregado CAIXA há 33 anos, exerceu todos os cargos em unidades da ponta. Foi gerente-geral e gerente regional por 26 anos, tendo nessa última função, atuado em todos os segmentos de negócios: Pessoa Física, Jurídica, Governos, Canais e Atendimento.
Como Instrutor CAIXA, conduziu várias ações educacionais, especialmente nas áreas de gestão e liderança. Foi conselheiro eleito do Conselho de usuários do Saúde CAIXA.
Possui cursos na área de contabilidade, análise de balanço e de crédito, tendo também participado de cursos de Gestão e Liderança promovidos pela Amana-Key.
Ocupou cargos de vice-presidente da Diretoria Executiva e de conselheiro deliberativo na Fenag. Foi Presidente da Agecef-BH. Atuou como instrutor em ação educacional ministrada pela Fenag Educação Corporativa.
Presidente indicado (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Doutor e Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Administração Financeira Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor da UnB no mestrado em Gestão Pública e na graduação de Gestão do Agronegócio. É também diretor de Orçamento de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (SEST) e conselheiro dos participantes na Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp).
Suplente indicado (mandato - 29/8/2022 a 31/5/2026)
Titular indicado (mandato - 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Analista do Banco Central com atuação no Ministério da Fazenda e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça, tem mestrado em Economia na Universidade de Santa Catarina e Mestrado em Finanças Internacionais e Corporativas na Universidade de Durham, na Inglaterra.
Titular indicado (mandato - 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Graduada em Direito e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pós-graduação em Direito Público pela PUC Minas. Empregada de carreira com 18 anos de atuação na CAIXA, ingressou na posição de advogada e exerceu os cargos estratégicos de superintendente nacional das áreas consultiva e contenciosa do Jurídico. Foi a responsável por implantar a unidade de Corregedoria da CAIXA, sendo a primeira corregedora da instituição.
Suplente indicado (mandato - 5/8/2022 a 2/6/2024)
Titular eleito (mandato - 30/9/2021 a 1º/6/2024)
Formado em História e Administração de Empresas, pós-graduado em Administração de RH. Professor entre os anos 1980 a 1990, foi empregado CAIXA por 28 anos, de 1989 a 2017.
Na patrocinadora, ocupou diversos cargos de gestão em unidades de ponta. Também foi instrutor CAIXA, atuando em treinamentos de integração de novos empregados, gestão financeira, negócios e comportamental.
Exerceu cargo de presidente na Agecef/SP e na Fenag. Atualmente é diretor Sociocultural da Fenae.
Suplente eleita (mandato - 30/9/2021 a 1º/6/2024)
Formada em Direito e especialista em Direito Previdenciário. Empregada CAIXA desde 1989, tendo exercido funções de técnica de fomento e analista assistente nas áreas de Recuperação de Crédito, Pessoas e Governo.
Também foi representante Caixa nos municípios e supervisora de filial. Atua em áreas da Vice-Presidência de Governo da CAIXA desde 2011.
Exerce os mandatos de conselheira do Instituto Cooperforte e diretora-executiva de Relações Institucionais da Federação dos Bancários do Centro Norte (FETEC-CN).
Titular eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Formada em Ciências Contábeis pela UFMG, especialista em Auditoria pela UFMG e em Administração Industrial pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP.
Entrou na Caixa em 1989, tendo exercido as funções de analista, gerente, consultora e, desde 2005, auditora interna nos segmentos de finanças, administração de recursos de terceiros e contabilidade.
Integrou o Conselho Deliberativo da AudiCAIXA de 2014 a 2020. Na FUNCEF, compôs o Comitê de Assessoramento de Qualidade das Informações Contábeis e Auditoria, de 2012 a 2016, e o Comitê de Assessoramento de Investimentos de 2019 a 2021.
Atuou como professora na Universidade Cruzeiro do Sul nas matérias de Gestão Financeira, Orçamento, Controle Interno e Auditoria, de 2017 a 2020, e de Controladoria e Finanças na Universidade Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond), em 2020.
Suplente eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), especialista em Administração Contábil e Financeira pela FAAP e em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS.
Empregado CAIXA desde 1999, desempenhou função gerencial em unidades de rede. Desde 2011, é auditor interno da equipe do segmento de operações de atacado e segmento financeiro.
Titular eleito (mandato - 2/6/2022 a 31/5/2026)
Empregado Caixa há 33 anos. Exerceu funções gerenciais por mais de 20 anos, na maior parte do tempo como gerente e gerente geral.
Formado em Administração de Empresas e Direito, com pós-graduação lato sensu MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, Consultoria Empresarial pela UNB e pós-graduação lato sensu em Direito Trabalhista e Previdenciário pelo Ieprev.
Foi diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e presidente do Conselho Deliberativo da Apcef-MG.
Atualmente, é presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, onde também foi diretor jurídico, e membro do Conselho Deliberativo da Apcef-MG, entidade no qual foi também presidente.
Suplente eleita (mandato - 5/8/2022 a 31/5/2026)
Titular indicada (Mandato – 15/6/2020 a 1º/6/2024)
Bacharel em Ciência Contábeis pela USP e mestre em Ciência Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB).
Com experiência no mercado financeiro, atua na área contábil da CAIXA há quase 16 anos, onde responde pela Superintendência Nacional de Contabilidade e Tributos desde 2019.Participa dos Comitês de Auditoria da Elo Serviços e no Conselho Fiscal da CAIXA Seguridade.
Na vida acadêmica, foi professora no Curso de Pós-Graduação da UnB e em disciplinas do curso de Graduação em Ciência Contábeis.
Suplente indicado (mandato – 29/7/2022 a 02/6/2024)
Bacharel em Ciência Econômicas, MBA em Controladoria e Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica (UCB). Bacharel em Contabilidade pela Universidade Cruzeiro do Sul, MBA em Gestão de Risco pela FIPECAFI/USP e Doutorando em Administração e Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE).
Possui experiência no Mercado financeiro, Gestão Orçamentaria, Gestão do Desempenho, atuando na área de Controladoria da CAIXA há quase 15 anos onde responde pela Superintendência Nacional de Controladoria desde 2020.
Na FUNCEF, atua no Conselho Fiscal, membro suplente, como representante da Patrocinadora desde 2022.
Titular indicada (mandato – 26/8/2022 a 31/5/2026)
Suplente Indicado (mandato – 29/7/2022 a 31/5/2026)
Titular eleito (mandato - 30/9/2021 a 1º/6/2024)
Advogado, pós-graduado em Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e com MBA em Gerência Superior de Empresa, mestrando em Direito das Relações Internacionais e Integração Latino-Americana pela Universidad De La Empresa (Uruguai).
Atuou na CAIXA até 2015. Fez carreira na área negocial, exercendo diversos cargos de gestão, e pertenceu ao quadro de instrutores estratégicos da Universidade Corporativa.
Selecionado no Processo de Seleção de Conselheiros da FUNCEF, exerceu o mandato de conselheiro de administração da Daleth Participações S.A entre 2013 e 2015, período em que participou do Curso para Conselheiro do IBGC.
Exerce os mandatos de vice-presidente regional da Fenag e diretor jurídico da Apcef/RJ.
Titular eleito (Mandato – 2/6/2022 a 31/5/2026)
Contador com pós-graduação em Perícia. Empregado CAIXA há 14 anos, presidente do Conselho Fiscal da Agecef/BA e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Suplente eleita (Mandato – 2/6/2022 a 31/5/2026)
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário. Empregada Caixa desde 2010, onde exerceu as funções de assistente e gerente em agências. É dirigente no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
Investimentos - CD
Benefícios
Conduta e Ética
Auditoria
Riscos
Elegibilidade
O Comitê de Investimentos do Conselho Deliberativo (CIC) é um órgão técnico que assessora, em caráter consultivo, decisões envolvendo a gestão dos investimentos dos planos de benefícios, tendo como parâmetros a segurança, a rentabilidade, a solvência e a liquidez previstas na legislação vigente e na Política de Investimentos da FUNCEF. O CIC é composto por seis membros efetivos e seis suplentes, indicados de forma paritária pelos conselheiros representantes da patrocinadora e conselheiros eleitos pelos participantes.
O Comitê de Benefícios é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo no processo de gestão dos passivos e das disposições regulamentares dos planos de benefícios previdenciários e na proteção dos interesses dos participantes e patrocinadores. Ele é composto de 20 membros. Cinco membros efetivos e cinco suplentes são indicados pelos conselheiros deliberativos eleitos. Outros cinco membros efetivos são indicados pela CAIXA e pela FUNCEF, sendo, no mínimo, dois pela FUNCEF, e cinco suplentes.
O Comitê de Conduta e Ética é um órgão de suporte técnico que assessora o Conselho Deliberativo na aplicação e na observância, pelos públicos interno e externo com os quais a FUNCEF se relaciona, dos preceitos éticos previstos no Código de Conduta Corporativa. Ele é composto de 12 membros. Três membros efetivos e três suplentes são indicados pelos conselheiros deliberativos eleitos. Outros três membros efetivos são indicados pela CAIXA (2) e FUNCEF, além de seus respectivos suplentes.
O Comitê de Auditoria é um órgão vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo, a quem assessora no exercício de suas funções, conforme atribuições dispostas no art. 9º, sendo regido por Regimento Interno e regras previstas no Estatuto, na Legislação em vigor, nas melhores práticas de Governança Corporativa e nas demais regulamentações.
Presidente
Membro
Membro
O Comitê de Riscos é um órgão colegiado previsto estatutariamente, que se reporta ao Conselho Deliberativo da FUNCEF, possui independência em relação aos demais órgãos, que se submete à regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e tem a finalidade de assessorar o Conselho de Deliberativo e a Diretoria Executiva nas questões relacionadas à gestão de riscos.
Coordenador
Membro
Membro
O Comitê de Elegibilidade tem por objetivo atestar, como condição para a candidatura, posse ou contratação, o preenchimento dos requisitos de elegibilidade de candidatos ou das pessoas indicadas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva ou selecionadas para o Comitê de Auditoria e para os cargos gerenciais da FUNCEF.
Titular - Conselheiros eleitos
Suplente - Conselheiros eleitos
Titular - Conselheiros indicados
Suplente - Conselheiros indicados
Titular – Representante DIACO
Suplente – Representante DIACO
Titular – Representante PRESI
Suplente – Representante PRESI